Instituto Federal - Dilma recebe medalhistas do Pronatec na WorldSkills Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dilma recebe medalhistas do Pronatec na WorldSkills
Início do conteúdo da página

Dilma recebe medalhistas do Pronatec na WorldSkills

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 14h26 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h27 | Acessos: 1159

"Cada centavo que o governo federal investiu no Pronatec valeu a pena e dá um imenso retorno ao nosso país", disse a presidenta da República, Dilma Rousseff, na manhã de quarta-feira, 2, ao receber os 56 competidores que representaram o Brasil na 43ª edição da WorldSkills Competition, realizada em São Paulo, em agosto último. O Brasil foi o campeão do maior evento de educação profissional do mundo. Das 27 medalhas conquistadas, 25 são de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao falar da importância do programa para o país, no encontro com a delegação brasileira, a presidenta destacou a importância do ensino profissionalizante. "Nenhum país no mundo se transformou em uma grande economia sem a educação profissional e tecnológica", disse. "É uma das maiores alavancas para o crescimento futuro. Esse é o Brasil que vai para frente."

Na melhor participação do país na história da competição, o Brasil sagrou-se campeão com 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze. O país ainda conquistou 18 certificados de excelência. Os números deram 99 pontos ao Brasil, que ficou à frente de países considerados favoritos, como Coreia do Sul e Taiwan.

O Brasil também ficou com o título de melhor profissional do mundo, conquistado por Luís Carlos Sanches Machado, 20 anos, medalhista de ouro na ocupação tecnologia automotiva. Egresso do Pronatec, com acordo de gratuidade, ele conquistou o prêmio Albert Vidal, concedido ao competidor que atinge a maior nota geral entre todos os concorrentes das ocupações profissionais em disputa.

Com trajetória no ensino público, Luís Carlos sempre se interessou por mecânica. Ao término do ensino fundamental, por indicação de amigos, matriculou-se no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Bauru (SP). Lá, estudou mecânica de automóveis. Após a conclusão do curso técnico, começou a se preparar para a WorldSkills. Foram três anos e meio até a esperada conquista. "Sonhava com a medalha de ouro", afirmou. "Trabalhamos muito, muitas pessoas colaborando. Sinto-me realizado."

Ao saber do resultado, Luís Carlos destacou o apoio da família. "Minha condição financeira era difícil, pois tinha que trabalhar para ajudar em casa", disse. "Meu pai 'segurou a barra', e hoje tenho uma profissão de grande excelência e espaço no mercado de trabalho." Agora, ele pretende cursar engenharia mecânica.

Oportunidade — O estudante Thiago Augusto Blanco da Costa é outro exemplo de dedicação e superação. Aluno da mesma escola de Luís e bolsista do curso técnico em edificação na Bolsa-Formação do Pronatec, ele diz que a inspiração para entrar na educação profissional veio do avô. Foram três anos e oito meses de empenho para ganhar a medalha de ouro na modalidade aplicação e revestimentos cerâmicos.

Para Thiago, o Pronatec é um programa de oportunidades. "A ficha ainda não caiu; minha família está orgulhosa, e sou um exemplo dentro de casa", afirmou. "A oportunidade está aí para todos, depende da vontade de cada um de agarrar, de se dedicar."

Competição — Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores estudantes de cursos de educação profissional de todo o mundo, selecionados em etapas regionais e nacionais. A edição de São Paulo, a primeira realizada na América Latina, teve a participação de mais de 60 países. Ao todo, 1.189 competidores, entre 16 e 22 anos, disputaram medalhas em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços.

O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

registrado em:
Fim do conteúdo da página