Instituto Federal - MEC investe na qualificação de servidores da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MEC investe na qualificação de servidores da Rede Federal
Início do conteúdo da página

MEC investe na qualificação de servidores da Rede Federal

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 14h33 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h27 | Acessos: 1903

Investir na qualificação dos recursos humanos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é ponto central de atuação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, com o fortalecimento do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor). Entre as iniciativas em andamento estão os cursos de capacitação gerencial e de capacitação em aulas práticas.

O curso de capacitação gerencial, realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é ofertado a reitores, pró-reitores e diretores das instituições da rede federal. Mais de 200 servidores participam da ação. Estruturado em módulos, o curso tem carga horária total de mais de 300 horas. Em sua estrutura, contempla o desenvolvimento de competências de acordo com o perfil de cada nível da gestão, além de observar o papel social da atuação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Para a coordenadora-geral de desenvolvimento de pessoas da rede federal, Nilva Celestina do Carmo, as oficinas da Setec são pontos fortes do curso. Nelas, os assuntos diretamente ligados à rede são abordados e discutidos de forma a possibilitar acesso direto às atividades e ações desenvolvidas, com transparência e responsabilidade.

Prática — O curso de capacitação em aulas práticas está qualificando 73 professores de 25 instituições da rede federal para o ensino prático em laboratórios. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é parceiro da Setec.

Nesta edição do plano, iniciada no segundo semestre de 2014, foram ofertados cursos de cafeicultura, materiais de construção, instrumentação elétricas, instrumentação industrial e tornearia. São responsáveis pela oferta os institutos federais de Brasília (IFB), do Espírito Santo (Ifes), do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), de Santa Catarina (IFSC) e da Paraíba (IFPB).

Participante do curso, Manoel Gonzaga de Oliveira Neto, professor de materiais de construção, destaca o conhecimento técnico que obterá, com a capacitação, para o manuseio dos equipamentos adquiridos pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). "Agora, posso enxergar novas formas de trabalhar atividades no ensino prático", salienta. "Tenho certeza, a partir de mais aulas práticas, que nossos alunos serão mais bem formados."

O programa prevê, ainda, a elaboração de material didático, que estará disponível para toda a rede. Serão produzidos cinco cadernos técnicos nas áreas dos cursos ofertados. Dois desses cadernos estão em fase de editoração.

Relevância — O titular da Setec, Marcelo Feres, observa a relevância dos programas de capacitação que resultam de estratégias para a consolidação e fortalecimento dos institutos federais. "Nossos indicadores mostram os resultados desse esforço. Com a capacitação dos nossos professores, inclusive em outros países, como no programa Professores para o Futuro, que enviou docentes à Finlândia, nossas escolas se destacam", afirma. "O resultado do desempenho da rede federal no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], por exemplo, demonstra que a rede é referência em sua área de atuação."

registrado em:
Fim do conteúdo da página