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Setec discute atuação territorial com Institutos Federais

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 14h52 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h25 | Acessos: 1723

Atuação coletiva e colaborativa em ações de qualificação profissional, formação continuada de servidores, programas de educação a distância, otimização de processos, recursos humanos e financeiros. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação vem discutindo temas como esses com dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A agenda busca integrar os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de uma mesma região geográfica, de forma a contribuir para o desenvolvimento institucional e para a atuação em rede.

Além de promover a articulação das ações no território, a iniciativa busca aproximar as instituições e gerar o intercâmbio de ideias e práticas bem-sucedidas que já são realizadas na rede federal. "É uma agenda com grande receptividade por parte das instituições", diz o diretor de desenvolvimento da rede federal, Luciano Toledo. "Já nos reunimos com reitores das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste e, nos próximos dias, devemos agendar a discussão entre os reitores da região Nordeste."

Um exemplo de atuação conjunta é a dos institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IF Sul) e Farroupilha (IF Farroupilha), com a criação do Instituto Gaúcho de Educação e Administração Pública (Igeap), em agosto último. O Igeap atuará na oferta de capacitação aos servidores dos próprios institutos federais e de pessoal das áreas federal, estadual e municipal.

Para Marcelo Feres, titular da Setec, a secretaria tem papel de mediação nesse processo. "Os institutos federais são os grandes protagonistas dessa agenda, e isso deve gerar uma aproximação conceitual e tecnológica entre as instituições", afirma. "Nesse cenário, um programa de compras compartilhadas, por exemplo, pode gerar economicidade e permitir que os recursos sejam investidos em outras atividades dos institutos, para citar um dos benefícios."

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