Instituto Federal - Oficinas de C&T promovem a cultura da inovação aberta Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oficinas de C&T promovem a cultura da inovação aberta
Início do conteúdo da página

Oficinas de C&T promovem a cultura da inovação aberta

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 15h05 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 10h47 | Acessos: 1639

oficinasOlhares atentos e curiosos. Era a expressão de quem visitava o estande do Ministério da Educação na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 19 a 26 de outubro último, no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, em Brasília. No estande estavam expostos projetos de inovação desenvolvidos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Ali também foram realizadas oficinas de inovação aberta, a MedHacker e a Colmeia da Inovação.

Estudantes e professores dos institutos federais de Brasília, Goiás, Goiano e de Mato Grosso do Sul participaram das oficinas, que reuniram mais de 70 pessoas. Conectar pessoas com diferentes formações técnicas e experiências de vida para, de forma colaborativa, formular a resolução de problemas reais da sociedade foi o propósito das oficinas, realizadas em parceria com o Departamento de Bioengenharia Ocular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Na oficina de inovação em saúde MedHacker, por exemplo, a meta foi a resolução de problemas de comunicação entre médico e paciente. Dentre os projetos apresentados está o de um prontuário médico on-line, com acesso via biometria. No aplicativo estaria disponível todo o histórico clínico do paciente, como exames, internações, prescrições médicas etc.

De acordo com a coordenadora de inovação da Enap, Andrea Andrade, uma das organizadoras da oficina MedHacker, as oficinas estimulam o aluno a desenvolver competências como visão sistêmica, trabalho em equipe e flexibilidade. "Sempre exercitando a criatividade e a inovação", disse.

Para André Soares, facilitador da Colmeia de Inovação, as oficinas abriram uma oportunidade para a comunidade e para os institutos federais. "Uma chance de oferecer experiência de capacitação e inovação aos institutos e também o engajamento dos cidadãos ao tema", disse.

O diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Luciano Toledo, considera a inovação aberta uma área que vem crescendo e que merece atenção. Ele observa que a iniciativa não é isolada e que o MEC tem financiado outras iniciativas no campo da inovação nos institutos federais, a exemplo da implantação dos polos de inovação e da abertura de editais para o financiamento de pesquisa aplicada, extensão tecnológica e participação de equipes em competições de educação profissional.

Iniciada em 2013, a MedHacker é uma iniciativa do Departamento de Bioengenharia Ocular da Unifesp destinada à elaboração de uma agenda de oficinas práticas, com estudantes, para a promoção da pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à saúde. A Colmeia de Inovação é um movimento criado para ajudar servidores públicos de todo o Brasil a tornar mais humana, inovadora e alegre a cultura de servir ao público.

registrado em:
Fim do conteúdo da página